Da Pá Virada:Cara Quadrada

terça-feira, dezembro 15, 2009

Da Pá Virada

Esses dias ao visitar minha irmã notei que meu sobrinho de 6 anos é uma criança que não leva desaforo pra casa e é bem esperto também, é uma criança da pá virada.

Lembrei de mim mesmo há alguns anos atrás e de algumas coisas do passado, acho que era um pouco como ele, acho também que muitos são como ele, mas o tempo é um grande mestre e ensina muito sobre tolerância e convivência.

Mas qual a origem da Expressão da Pá Virada, para minha surpresa não tem nada a ver com o significado que tem hoje em dia, segundo Lívia Lombardo a expressão pode ser usada com significados bem diferentes.

Ela serve, por exemplo, para qualificar uma criança travessa e inquieta.

- Não disse a cara do meu sobrinho.

Também se fala assim de pessoas de má índole e que são criadoras de casos.

- Nesse caso é melhor ficar quieto.

Além disso, a frase ainda pode servir para elogiar indivíduos corajosos e competentes.

- Aha eu sabia tinha tudo a ver comigo.

Em sua origem, porém, essa frase tinha um único significado. Uma pá de pedreiro virada, voltada para o solo, é um instrumento inútil, sem nenhuma serventia. Assim, a construção verbal era utilizada para designar indivíduos vadios, sem ocupação.

- Tudo a ver com alguns políticos do Brasil.

Que não trabalhavam e, da mesma maneira que uma pá virada, não serviam para nada.

- Agora tenho certeza.


De acordo com o historiador Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), a expressão é brasileira, e provavelmente surgiu no século 19.

Quem é da pá virada vai adorar mexer com esse bichinho inocente ai, e você também é da pá virada?


Clica no Bicho ai ???



LINKS LEGAIS DO OCIOSO


Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por Email

Um comentário:

Elena disse...

Olá..:)
Pá virada, pá sem serventia, não sabia desse termo..:)
Quer dizer que é um indivíduo que não sabe o que é servir,ou ser uma pessoa útil em relação aos outros, ou perante sociedade, certo? Além de ser um indivíduo problemático para os indefesos? Shit..:)
Boas Festas no Natal e um 2010 próspero!! Não vai exagerar nas guloseimas, pois, está em fase de "diet" ..:)
Tchauzinho

Posts Recentes Posts Antigos home